3 dicas para quem tem filho que não come ou come mal.

Esse artigo tem objetivo de listar algumas táticas para começar a estabelecer uma boa base de alimentação do seu filho.

Eu acredito que esta lista contém os passos mais importantes para uma boa melhora na alimentação de seu filho. Estas são as primeiras estratégias que dou aos pais quando iniciamos o módulo de alimentação infantil.

1. Comer com os seus filhos

Dicas para quem tem filho que não come

Comer com os filhos permite transformar o ato da alimentação

Isto pode parecer uma dica óbvia, mas com o ritmo agitado da vida atual, precisamos focar e e decidir fazer uma pausa quando os filhos estão comendo. Comer com o seu filho é valioso e uma oportunidade de aprendizagem. Vale a pena. Se a alimentação do seu filho é pobre, esta é uma oportunidade que você não pode perder.

As refeições são uma experiência social e podemos aprender com o que vemos. Se você espera que o seu filho coma algo novo e melhore sua alimentação, comer com a criança é o primeiro passo.

As crianças, especialmente bebês, poderão realmente ver como você morde, mastiga e aprecia um alimento novo. Você será o maior exemplo. A sua alimentação junto com os filhos define o padrão de alimentação, ou seja, o seu filho vai crescer sabendo que os vegetais (ou qualquer outra coisa que você come) são saudáveis ​​e parte de uma dieta normal.

Eu não estou dizendo que todos os filhos vão ver a mamãe comer espinafre e, assim, comer espinafre, mas é o primeiro passo no estabelecimento de uma boa base para uma dieta com mais variedade. Outra vantagem de comer com o seu filho é que você pode rapidamente dar-lhe estímulos para experimentar o verduras, legumes e frutas. Isso não seria possível se você estivesse longe do filho, na TV, no celular ou computador.

Se parece difícil essa tarefa para conquistar o tempo para comer com seu filho, comece com um primeiro passo, por exemplo com 1 almoço ou jantar três vezes por semana.

2. Coma na mesa

Desligar a TV é um passo importante na alimentação de seus filhos

Desligar a TV na hora das refeições é um passo importante na alimentação de seus filhos

Nossa cultura tornou-se tão apressada que é muito comum deixar os filhos comerem vendo TV, jogando Ipads e joguinhos. No entanto, nesse cenário, as crianças estarão muito distraídas e a mensagem que estamos passando para elas é: “Comer não é tão importante, nem tão legal quanto esse joguinho, esse desenho.”

Há situações em que isso é inevitável, como em uma viagem, mas no dia a dia, é necessário formar esse hábito. Ali, na mesa, você poderá focar a atenção da criança na alimentação. Nessa situação, a mensagem que estamos passando para ela é: “A alimentação é algo importante e não acessória ou secundária na vida.”

Quando comemos na frente da TV a nossa mente está dando mais atenção a tudo o que estamos vendo do que ao ato de comer e estamos em um estado de piloto automático.

3. Refeições de 3 em 3 horas

Negligenciar os horários das refeições talvez seja o maior erro. Crianças gostam de beliscar e lanchar durante todo o dia,  o que, a princípio parece muito normal, porque pelo menos eles estão comendo. Na realidade, eles estão comendo apenas o suficiente para suprimir o apetite e perder a fome para comer uma refeição completa. Eu tenho visto as maiores melhorias na alimentação infantil nas famílias que aderem a esse hábito das 3 horas.

O corpo da criança e também do adulto, completa um ciclo metabólico e ciclo da fome de 3 em 3 horas. Eu sei que para algumas famílias isso pode ser uma mudança enorme, ou parecer impossível de alcançar, mas acredite VALE A PENA alcançar essa meta! Tente, durante 1 mês conquistá-la. Mas é uma das metas que mais observamos dar resultados nos hábitos familiares e na melhoria da qualidade da alimentação infantil.

 

Módulo de Alimentação Infantil

Conheça o nosso módulo de alimentação infantil. Buscamos como objetivo ao final do módulo a Implantação de novas condutas com as crianças e conscientização dos pais sobre o potencial e as fraquezas de seu filho durante sua alimentação, que podem comprometer/favorecer seu desenvolvimento infantil nas questões cognitivas, motoras, afetivas e sociais.