Comer à mesa com os pais aumenta o desempenho escolar e social.
Comer à mesa com os pais aumenta o desempenho escolar e social. Esse é o resultado de uma pesquisa inédita com 34 mil crianças no Reino Unido.
O Literacy Trust, instituto inglês que se dedica à alfabetização e incentivo à leitura, realizou uma pesquisa com 34 mil adolescentes e crianças, sobre o momento das refeições em casa. Os resultados apontam que conversar durante as refeições é excelente ferramenta para filhos e pais.
As conclusões demonstram o impacto da refeição em família na conduta sócio-afetiva dos meninos entrevistados: refeições em família favorecem o desenvolvimento de crianças mais confiantes.
Números da pesquisa sobre alimentação infantil e desempenho escolar
- 87% das crianças se assentam com as famílias para a refeição
- 25% não dialoga com os pais ou irmãos.
Das crianças que sempre comem com os pais e conversam durante as refeições
- 75% dizem se sentir à vontade para participar de debates na escola;
- 62% disseram se sentir bem para falar na frente dos amigos na sala de aula;
Das crianças que não conversam durante as refeições
- 57% dizem se sentir à vontade para participar de debates na escola;
- 47% disseram se sentir bem para falar na frente dos amigos na sala de aula.
Inúmeros estudos apontam a eficácia dos alimentos saudáveis em diversas doenças, inclusive as de fundo neurológico e comportamental, mas a alimentação extrapola a questão da quantidade/qualidade, e da mera saúde física.
Os hábitos relacionados ao momento de comer são preciosos na formação da criança, que observa e absorve todos os estímulos recebidos durante as refeições. Desde os 6 meses, idade em que se começam a introduzir os alimentos sólidos, até a adolescência, há várias condutas que devem ser trabalhadas em casa, no dia-a-dia, de forma natural, leve porém perseverante pelos pais.