Desenvolvimento infantil: o que esperar de meu filho para não me frustrar?
Quando falamos de desenvolvimento infantil, estamos nos referindo ao cognitivo, ao social, ao afetivo, e isso envolve muitas áreas e aspectos: neurologia e coordenação motora, saúde, crescimento físico, amadurecimento emocional, assimilação de conhecimentos, ritmo escolar e muitos outros.
O universo infantil é um infinito em possibilidades. Há muito o que fazer e esperar de um bebê quando ele nasce. A escola, de um lado, a família, de outro, todos querem o bem da criança. Mas o que mesmo este ser será quando crescer? Como lidar com as inúmeras interferências externas como a mídia, os amiguinhos, a sociedade. E também considerar o perfil individual daquele serzinho que nasceu, com suas tendências e gostos que ninguém explica de onde vem?
Muitos pais nos perguntam: Qual o limite do meu filho e até onde devo incentivar o seu desenvolvimento?
Cada especialista, de acordo com a sua formação, vai defender a sua visão e sugerir os estímulos relacionados à sua atuação profissional, dentre as várias áreas áreas de conhecimento ligadas à infância: pediatria, psicopedagogia, nutrição, fonoaudiologia, neuropediatria, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, psiquiatria, psicomotricidade etc. E os pais, leigos, ficam a mercê da opinião ou da tendência do momento.
Missão difícil a de educar nos tempos modernos. Parece que o que era simples e básico agora ficou complexo e quase sem solução. As queixas dos pais são muitas: meninos sem limites, birras constantes, rebeldia antes mesmo da adolescência, agitação e falta de concentração, excesso de compromissos e falta de tempo, escola apertada e muitas linhas diferentes em educação. E nós queremos ajudar cada pais a encontrar a sua resposta.
Há uma resposta que vale para todos os pais: não há regras, crie a regra ideal para a sua família.
Deixamos aqui algumas frases que nos animam e esperamos animar vocês queridos papais e mamães a encontrar uma luz e uma orientação na sua linda missão de educar seus filhos.