Brincadeiras até os 6 anos: favorecendo o desenvolvimento do cérebro
Você sabia que até os seis anos o cérebro humano se desenvolve mais do que em qualquer outra idade? Nesta fase da infância ocorrem o maior número de sinapses e ligações neuronais.
Grande oportunidade para explorar as brincadeiras que provoquem a utilização da inteligência, do corpo, da criatividade, da linguagem, etc.
Saber estimular as crianças em casa, no dia-a-dia não é tarefa fácil. Além da falta de tempo e habilidades, alguns pais sentem-se perdidos ou com pouca criatividade para brincar tanto com os filhos.
Confira algumas dicas por faixa etária, considerando sempre que cada criança tem seu ritmo, seu perfil individual e que as diferenças entre os filhos são naturais.
Dicas de Brincadeira para cada faixa etária
1 a 2 anos – a criança aprende através de sensações e adquire a consciência corporal. Brincadeiras: com músicas de roda, tecidos, bolas e água tocando o corpo. Folhear revistas velhas, rasgar e amassar papel. Indicar partes do corpo para a criança falar o nome correto.
2 a 3 anos – a criança já pode correr, a coordenação motora fina desenvolve-se. Brincar de: esconde-esconde e pular aumentam o equilíbrio. Velotrol e triciclos fortalecem as pernas. Atividades com argila, massinha e tinta. Incentivo à força na ponta dos dedos e o movimento de punhos e mãos.
3 a 4 anos – a criança está independentemente para se mover, seu controle neuromotor desenvolve-se mais ainda na coordenação motora fina com movimentos mais precisos. Expressão oral acelera-se. Brincar de: montar e empilhar blocos, objetos de casa. Desenhar formas geométricas: círculos, quadrados. Contar histórias dando nomes a animais, lugares, objetos.
4 a 5 anos – coordenação motora já permite controle preciso do corpo, com mais firmeza da mão. Brincar de: ficar na pontas dos pés. Imitacão de animais exercitando o corpo: rastejar, saltar, agachar, esticar, encolher, girar. Desenhar pessoas com cabeça, corpo, pernas. Organizar seu material de escola, brinquedinhos, peças de roupa na gaveta.
5 a 6 anos – habilidades motoras bem desenvolvidas, esquema corporal consolidado, com reflexos ágeis. Brincar de: bater bola, futebol, queimada, com arremesso cada vez mais forte. Brincar de recortar.
O maior estímulo que a criança pode receber é o da criatividade e da independência gradualmente inseridas no seu cotidiano. Rotinas saudáveis e adequadas a cada faixa etária favorecem o crescimento cognitivo, social, motor e afetivo, determinando boa parte do adolescente e do adulto que a criança será.