Brincar sustentável
Desenvolvimento Sustentável é quando somos capazes de realizar o progresso, suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro.
Como Educadora Ambiental percebo que o Desenvolvimento Sustentável deve também contemplar os recursos da natureza humana e é principalmente na Infância onde encontramos esses recursos em abundância. Então, como favorecer o desenvolvimento da criança sem comprometer a sua capacidade humana nas outras fases futuras de sua vida?
Valorizar a infância é uma importante atitude de preservação da natureza humana pois essa é a fase mais fértil da vida e onde podemos oferecer o adubo necessário para que floresça uma vida próspera, cheia de vitalidade, com gosto pela atividade mental, pela realização de tarefas e capacidade de iniciativa.
A criança quando nasce já é alguém, precisamos respeitar o seu tempo e ambiente infantil para que conheça a si mesma através do brincar. A criança não será alguém somente quando crescer, ela já é um indivíduo que está em formação e que precisa conhecer e desenvolver a sua identidade humana e isso também pode ser alcançado através do brincar.
Brincar é para a criança uma meditação que ela faz sobre si mesma através da ação!
Nós, adultos, somos os responsáveis tanto pelos recursos naturais do planeta como também pelos recursos humanos de nossas crianças.
Como ajudar a preservar na infância seus recursos naturais e contribuir para que o seu desenvolvimento seja sustentável para sua vida futura?
Inspiro-me no mesmo conceito dos 5 R´s do Desenvolvimento Sustentável e como Brinquedista desenvolvi os 5 R´s de Atitudes Lúdicas que contribuem para sustentar os recursos humanos durante toda a vida.
São eles: Refletir, Recusar, Reaproveitar, Reduzir e Reciclar.
Destaco abaixo um dos aspectos das Atitudes Lúdicas Sustentáveis, mas aguarde porque vem mais por aí…
* REFLETIR sobre o tempo de qualidade que passo junto ao meu filho e se o mesmo tem sido aproveitado para aumentar o nosso vínculo de afeto;
* RECUSAR a adultização da infância: maquiagem, ostentação, consumismo ou estimular o namoro e outras atitudes que não são naturais na infância.
* REDUZIR o tempo de exposição das telas de TV ou eletrônicos. Segundo a OMS, crianças antes dos 2 anos não devem ter contato com telas e eletrônicos e de 2 a 12 anos não devem ultrapassar 2 horas por dia.
* RECICLAR as imagens observadas pela criança durante o dia e favorecer que coloque em ação através do livre brincar essas próprias imagens mentais e que ajudarão a entender tudo aquilo que sua observação foi capaz de captar e que ainda estão em fase de compreensão.
* REAPROVEITAR as observações e interesse das crianças pelos fenômenos da natureza e despertar nela o encantamento pelos elementos naturais: água, fogo, terra e ar.
Vamos então praticar os 5 R´s e ajudar a prolongar e sustentar a fase da Infância até os 12 anos! Porque ser criança é ser natural!
”Como educadora já valorizava o brincar como um importante recurso de ensino, mas a minha vocação para o brincar foi despertada ainda mais após o nascimento de minhas duas filhas.
A busca constante por favorecer o brincar na infância me levou a promover atividades recreativas em clubes e escolas.
Me tornei entusiasta do brincar e assim fui em busca de uma maior capacitação nessa área e como Brinquedista criei a Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar.”