Saiba por quê

A audição é o sentido que nos permite captar, reconhecer o som emitido pelo ambiente e analisar a informação recebida. Esse sentido é o mais importante na aquisição e desenvolvimento da Linguagem, pois é por meio dela que detectamos e diferenciamos os sons ambientais e lhe atribuímos significado. Inicialmente, a criança ouve uma confusão de ruídos e, aos poucos, sua audição vai amadurecendo. Ela vai se tornando capaz de: localizar e identificar o estímulo sonoro; diferenciar os sons ambientais gerais dos sons mais específicos e os usados na comunicação; diferenciar palavras, gestos e expressões faciais.

Procesouvindo _bemfamilia_ educaçaosamento Auditivo é o conjunto de processos e mecanismos que acontecem quando o cérebro interpreta os sons que a pessoa esta ouvindo. Não envolve apenas a percepção, mas envolve também a identificação, localização, atenção, análise, memória e recuperação da informação. Muitas pessoas, embora possuam audição normal, ou seja, sejam capazes de detectar os sons normalmente, apresentam dificuldades na interpretação desses sons, gerando, por isso, problemas de linguagem, de fala e de aprendizado. As habilidades auditivas, entretanto, podem ser treinadas e aperfeiçoadas por meio de estimulação.

Como sei que a criança tem alteração do Processamento Auditivo?

A alteração do Processamento Auditivo é uma falha no desenvolvimento das habilidades perceptivas auditivas, que causa dificuldade de compreender a mensagem. A criança mesmo com audição normal apresenta dificuldades auditivas:

Dicas: Falar olhando para a criança; propiciar ambientes silenciosos; falar em um ritmo de fala contendo pausas nítidas, articulação clara e entonação enfatizada; verificar se a criança entendeu a solicitação pedindo-lhes que as repita; criar situações de comunicação diária com as crianças de pelo menos 50 minutos, contando histórias, cantando músicas e perguntando sobre as atividades do dia.

Sheila Pires Fonosheilaaudióloga Clínica da Bem Crescer 

Atendimento Multidisciplinar e Referência técnica do Sesc Saúde São Francisco. Especialista em Audiologia e Psicopedagogia.

A CRIANÇA NO MUNDO MAGICO DOS LIVROS!

Neste mês estamos trabalhando intensamente com as crianças, fazendo um Club Livros Kids superbacana e movimentado. Como sabemos que o estímulo recebido na infância é fundamental para a formação das crianças, fomos atrás de pessoas que, desde a infância cultivaram o saudável hábito da leitura e hoje se tornaram leitores costumazes. E o resultado não poderia ter sido melhor! Quem vai nos falar um pouco sobre sua experiência é uma grande amiga da Bem Família e sempre que a encontramos, está com um livro a tiracolo.

Denize Chiod, geóloga, profissional ativa, tem duas filhas já adultas, que como a mãe, apreciam muito uma boa leitura. Fizemos uma pequena entrevista com Denize que nos brindou com sua experiência.

criança que le _ bem familia

Você se recorda quando começou seu gosto pelos livros?

Desde pequena, sempre gostei de ler, de ver as imagens e ilustrações dos livros. Na minha casa sempre estivemos rodeados por livros, revistas, jogos, discos de histórias e música (acho isso também muito importante, pois tínhamos discos com álbuns onde as histórias e as letras das músicas eram apresentadas e ilustradas – inclusive os discos de ópera).

Foi estimulada por algum adulto?

Principalmente pelo meu pai, que sempre leu muito e gostava de música e artes plásticas. Tínhamos de tudo um pouco em casa. Desde a coleção Saraiva (quem é mais velho conhece) até livros sobre arte, ciências, história, uma grande quantidade de dicionários, enciclopédias (tenho até hoje guardado o Lello Universal, que meu pai colecionou quando jovem) e livros com histórias da carochinha. Meu avô nos deu uma grande coleção de revistas da National Geographic, em inglês, encadernadas, da década de 40 e 50, que eu não cansava de folhear.

Seus pais liam para você?

Lembro mais da minha tia, irmã mais nova de minha mãe, que ficava conosco quando meus pais saíam. Ela lia os livros para nós ou inventava suas próprias histórias, o que era melhor ainda.

Como você se sente quando está lendo um livro?

Se é um romance, me transporto para dentro da história, como se estivesse assistindo toda a trama se desenrolar na minha frente. Não vejo a hora passar.

Teria algo mais a dizer?

Na época em que era criança, não havia a programação de TV que existe hoje, nem tínhamos possibilidade de viajar durante todo o período de férias. Durante o período letivo, era mais difícil ler, mas nas férias eu lia direto, ainda mais quando não viajávamos. Os pais não se sentiam obrigados a ficar nos distraindo e nos levando para cinema, passear, etc. Ficávamos por nossa própria conta, brincando no quintal (tínhamos quintal naquela época), se o tempo estava bom, ou dentro de casa, se chovia. Aí sim que o livro fazia uma companhia imensa. Havia períodos de férias em que eu lia o dia inteiro.

Viram como era o ambiente doméstico dela? Não parece que é tão complicado assim, não é mesmo? Se queremos crianças leitoras o primeiro passo é ter os livros disponíveis. Na semana que vem tem mais gente contando sua história. E você e se identificou com ela? Conte para a gente como foi sua experiência?

             denize Denize Kistemann Chiodi, nasceu em São Paulo há 64 anos, e mora há 30 em Belo Horizonte. Formou-se em Geologia na USP, onde conheceu o Cid, que também é geólogo. São os pais da Cristina e da Maira. Ama a natureza e tudo o que faz parte dela: plantas, bichos, rios, mares, montanhas. Tem quatro gatos, adora música, filmes, livros, todo o tipo de arte. Gosta de gente e de ouvir suas histórias, seus “causos” como se diz aqui nas Minas Gerais, principalmente se acompanhados de café com bolo.

As férias chegaram e com ela a oportunidade de oferecer às crianças uma atividade divertida e ao mesmo tempo educativa e cultural.Você que é um pai que se interessa em oferecer a seu filho um conhecimento a mais de lazer e cultura não pode perder! Com foco no incentivo a leitura, nossa programação está especial.

Todas as quintas-feiras em espaços de cultura e leitura especiais de BH!

programacao_club_livro_kids_fla

 

O que é o Club Livros Kids: uma atividade de Lazer Pedagógico com encontros brincantes de incentivo à leitura. Dinâmicas com caça pistas, jogos em grupo e visita mediada. Contato com livros criteriosamente escolhidos para ampliar o interesse da criança pelo mundo dos livros, dos autores e das palavras de forma lúdica e encantadora!

Duração: 1 hora por grupo, em horários previamente agendados.
Obs.: programação sujeita a mudanças, previamente informadas aos inscritos.

Público: pequenos grupos de crianças entre 04 a 10 anos.

Coordenação: professora infantil Tatiana Camargos Lamego

As crianças podem participar de uma, duas ou das três atividades. Os pais são sempre bem-vindos.
Os inscritos nas 03 atividades ganham uma lista de sugestões de títulos de livros preparada pela professora infantil Tatiana Camargos Lamego, para lerem durante o ano!

Inscrições e informações em http://bemfamilia.com.br/programas/lazer-cultural/
contato@bemfamilia.com.br

 

 

 

 O hábito da leitura é conquistado desde os primeiros anos da infância. Mesmo o bebê pode ter contato com livros de banho, de plástico, manuseando e visualizando ilustrações coloridas e ouvindo o adulto contar histórias. Mais tarde, a criança pequena vai enxergando as letras até chegar a decodificá-las, quando finalmente se alfabetiza.

bem_familia_bh_club_livro_kids_5

Quando aprende a ler, a criança abre para si um universo amplo e infinito em possibilidades. Ela pode viajar pelo mundo, pelas culturas, pela mente de outras pessoas, conhecendo as diferentes situações que ela mesma não pode viver, a partir de personagens e histórias que contam emoções, desafios, frustrações e grandes ideias através dos livros.

Muitas mães se preocupam e nos perguntam:

– É normal meu filho dizer que detesta ler? Só ele sente isso?

– Quantos livros meu filho deve ler por mês?

– Eu devo ler junto com meu filho? Até que idade?

– Os livros infantis devem ter sempre muitas imagens e ilustrações?

– As crianças devem escolher todos os livros que eu compro ou eu devo escolher também?

– Basta ler os livros que a escola define?

São muitos fatores que interferem na vontade de ler: o ambiente, o envolvimento da criança, os temas de acordo com a faixa etária. Algumas destas questões têm respostas padronizadas, que podem servir para uma faixa etária de forma geral. Outras perguntas –  a maioria delas –  vai variar com o perfil da criança, da família, da escola que frequenta e até do momento de vida que a família está passando. Fatores emocionais e ambientais interferem na concentração da criança, por exemplo, e precisam ser levados em conta assim como nas outras atividades que a criança desenvolve ao longo da infância. 

bem_familia_club_livro_bh_2

A leitura não apenas uma questão de cobrança da escola, ela efetivamente desenvolve muitas habilidades cognitivas, impacta diretamente nas conexões cerebrais.

Algumas dicas podem ajudar muito a fazer da leitura algo constante na vida do seu filho:

– ter um cantinho de leitura em casa

– ter um momento de folhear livros

– passear em livrarias e espaços de leitura

– trocar livros com amigos

Ler em família é mais divertido e eficaz

Tudo que a criança faz com os pais é mais prazeroso e cria uma referência afetiva com o ato em si. Os pais podem participar de várias formas do momento de leitura, desde o exemplo que dão ao ler livros, revistas e jornais, até ajudar a escolher os livros e ler junto com o filho. Cada criança e idade requerem um acompanhamento diferente, mas o fato é que, no Brasil, a cultura da leitura precisa, e muito, de um incentivo extra para criar leitores. 

Texto de Tatiana Camargos Lamego

Professora e idealizadora da Bem Família Tutoria em Desenvolvimento Infantil

Um bom professor segundo Harvard, Reggio Emilia e Pedagogia Logosófica. Como escolher a escola do meu filho?

No dia 15 de outubro comemora-se o dia dos professores, aquele que dedica-se à formação do seu filho. Saiba o impacto de um bom docente ao longo da vida, segundo diferentes abordagens pedagógicas. 

A presença de um bom professor na vida do aluno é algo marcante, muitas vezes, determinante na formação da criança, em parceria, é claro, com a família. Ilusão achar que a simples escolha de uma linha pedagógica na escola irá garantir a educação de um filho. O papel dos pais e cuidadores é preponderante, e os professores, coadjuvantes no processo educativo.

A imagem do professor vem evoluindo

O bom professor

Há diferentes critérios e elementos de juízo para se considerar um professor bom o suficiente para conduzir o processo de aprendizagem. No ensino infantil, é desejável:

* conhecer sobre desenvolvimento infantil
* utilizar estratégias adequadas a cada faixa etária
* saber interagir de forma adequada com as crianças
* ter um bom domínio da língua
* ter conhecimento da literatura infantil
* saber usar
 recursos diversos

O que diz a Harvard?
A pesquisa (The Long-Term Impacts of Teachers – Theacher Value-Added and Student Outcome in Adulthood /Columbia e Harvard/2012, analisou pontuação de estudantes em variados exames por 20 anos. Constatou-se que, quem teve um ótimo professor durante um ano, ganha R$ 90 mil a mais, ao longo da carreira, do que alguém que não teve uma esta experiência.

bem_familia_harvard-campus-2

 

O que propõe a pedagogia logosófica?
A Pedagogia Logosófica, originada da Logosofia, aplica um método em que o docente realiza um processo de evolução consciente, enquanto o aluno, um processo de superação que incentiva a descoberta do seu mundo interno, o cultivo de sentimentos, identificação de pensamentos para ampliar sua vida além das questões de notas, reconhecimento ou carreira.

bem_familia_logosofico

Reggio Emilia: referência em educação infantil na Itália
Nesta linha pedagógica, o professor é valorizado como um pesquisador com capacidade de aflorar potencialidades diversas nos pequenos, contemplando teoria e prática. A parceria entre professores e pais é tão proeminente, que os pais podem entrar na escola e participar de variados momentos do estudo e atividades, com liberdade. O objetivo é despertar a curiosidade e criatividade, com um currículo flexível

bem_familia_dia_professor_reggio_emilia

Não dá para se acomodar com o ensino tradicional na formação do seu filho.

Foi o que concluímos conversando com diversos profissionais como mestres em educação, professores, psicopedagogos, neuropediatras e educadores. Esperar da escola e do professor é fácil. Acompanhar o filho dia a dia e incentivar nele as habilidades para ser um bom aluno é tarefa bem mais difícil!

bem_familia_sala-de-aula-infantilbem_familia_Professora-com-alunos-lendo-livro

Curso de Habilidades Escolares trabalha a criatividade e busca de informações através de dinâmicas e jogos. Em domicílio!

Pensando nisso, a Bem Família criou o Curso de Habilidades Escolares, que visa unir as forças dos pais, da família e das escolas. Contemplando as diferentes necessidades destes 3 pontos, criamos jogos e brincadeiras para abordamos os seguintes aspectos:

* Habilidades básicas: escrita, leitura, desenho

* A criatividade como recurso de aprendizado

* O estímulo para o ano escolar em curso

* O equilíbrio entre lazer e estudos para uma vida mais saudável

* O desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico da criança/adolescente

Uma pré-avaliação é feita, para detectar as falhas do seu filho na vida escolar e orientá-lo sobre:

O momento do dever de casa

O apoio familiar na condução dos estudos

A vida escolar como formação do aluno, do indivíduo, do cidadão

Técnicas de estudo

Incentivo ao interesse por diversos conteúdos

Criação de metas do aluno

Organização do tempo e rotina diária

Preparo para avaliações

Incentivo à leitura

bem_familia_aula_particular_cursobem_familia_aula_particular_bhbem_familia_reforco_escolar_bh_dever_de_casa_1

bem_familia_aula_particular_curso_4 bem_familia_aula_particular_curso_2 bem_familia_aula_particular_curso_1

O que está incluído no Curso de Habilidades Escolares: 

1 Entrevista com o pais

Avaliação do perfil do aluno

4 atividades lúdicas com a criança

Material de apoio com metas individualizadas para o aluno

Relatório de resultados

bem_familia_aula_particular_cursoLingua_Portuguesa_bem_familia_aula_particular_bhbem_familia_curso_habitos_escolares

Quando acontecem os cursos?
A cada mês, as famílias se inscrevem, para receber uma tutora da Bem Família. A criança pode realizar o curso a qualquer momento do ano, independente das etapas/trimestres escolares, e até mesmo nas férias.

Os cursos acontecem em domicílio, duram um mês, com 4 atividades lúdicas com uma hora e meia de duração.

Faixa etária
Crianças de 4 a 10 anos

Entre em contato e faça a inscrição de seu filho:
Vagas limitadas!
contato@bemfamilia.com.br
(31) 8646-3808