O dever de casa e os transtornos atuais
Que mãe ou pai nunca passou aperto para acompanhar os deveres de casa e estudos do seu filho?
As mães que trabalham muito, que não conseguem estudar junto com o filho, os pais que não têm tempo ou habilidade para incentivar o filho nos estudos da escola são cada vez em maior número. Estes podem sentir-se desconfortáveis ou até culpados por não acompanhar de perto o dia a dia da criança.
Os tempos mudaram e as 24 horas do dia nem sempre são planejadas de acordo com o ritmo da criança, mas muitas vezes para atender a toda uma família, cheia de peculiaridades e situações diversas: questões profissionais, financeiras, doenças, separações, conflitos, filhos especiais, dentre outras. Fazer o dever de casa junto com o filho todos os dias não é fácil. Às vezes, é impossível!
As crianças com transtornos de aprendizagem ou de comportamento são ainda mais exigentes neste sentido, demandam uma atenção mais especial para se adaptarem ao ritmo da escola, dos trabalhos e da assimilação dos conhecimentos.
Seja qual for o caso da sua família, a experiência de delegar a alguém esta parte da rotina do filho é uma opção que deve ser encarada de forma racional e simples. Quanto mais tranquilo for o processo de aprendizado da criança, mais chances ele tem de gostar de estudar, de ver a importância da escola e principalmente enxergar suas potencialidades para desenvolver-se com autonomia.
Quando os pais percebem que algo precisa ser feito para a criança ser mais feliz na vida escolar, é o momento ideal para buscar ajuda, pesquisar tendências em educação e observar ainda mais de perto o filho em questão. Cada caso é um caso, resultado da idade da criança, do contexto familiar, da escola onde estuda, do ano escolar em curso e de inúmeras outras situações da sua vida.
O mais importante é incluir o momento do estudo e do dever de casa na rotina da criança de forma que ela mesma vá percebendo que é algo importante e que a acompanhará por longos anos. A autonomia se ensina aos poucos, mas sempre com objetividade e clareza do que se espera da criança.
Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora naBem Família desde 2012.
Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.
Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.
Realiza palestras e workshops para pais em escolas, empresas e congressos.